Ao longo de três dias, o principal festival sobre sustentabilidade do Brasil terá atrações gratuitas na capital gaúcha e foco em consumo consciente de alimentos

Começa nesta sexta-feira (05) a Virada Sustentável de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebe a primeira Virada Sustentável de 2019 com cerca de 200 atrações gratuitas espalhadas por diversos bairros da cidade. A concepção temática da Virada Sustentável é, hoje, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que também são os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

A Virada é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo, mas hoje toma o País. Para este ano, já estão previstas edições em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas edições em outras cidades também devem acontecer.

Programação da Virada Sustentável em Porto Alegre

A Virada Sustentável em Porto Alegre é realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril com entrada franca, embora algumas atividades exijam inscrição prévia no site do festival.

Entre as atrações, estão o Hackthon Fellow Social Good Brasil | Edição 17 ODS, com o objetivo de pensar soluções para tornar a cidade mais sustentável, a Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade, com filmes e documentários para crianças, e o Workshop de Tendências, sobre tendências de consumo e comportamento feminino.

Um tema que tem destaque na programação é o consumo consciente de alimentos. As atividades envolvem o Seminário de Alimentação Escolar e Ecogastronomia (na Cooperativa de Produção Agropecuária), a Tenda da Comida Sustentável (no Centro Cultural da UFRGS) e a Caminhada para identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (no Ecoponto Redenção).

Estão disponíveis também dezenas de oficinas, como aulas de reiki e yoga, de montagem de jardins verticais, de descarte de materiais eletrônicos e muitas outras. No Parque da Redenção, a partir de sábado, estará aberta a instalação Reciclar é Transformar, promovida pela Braskem, que trabalha o conceito de economia circular, apresenta o processo de reciclagem e interage com o público por meio de games – cada módulo de jogo corresponde a uma etapa do processo de reciclagem.

Para saber mais acesse o site da Virada Sustentável.

Conteúdo publicado em 5 de abril de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem, maior petroquímica das Américas, é a principal patrocinadora da Virada Sustentável e apoia a iniciativa desde a primeira edição em São Paulo. A empresa patrocina também as Viradas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador desde as suas primeiras edições. O evento, que acontece em várias cidades do Brasil ao longo do ano, é um festival anual de mobilização e educação que tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem que usa a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.

Veja Também

novo

ONU afirma: temos apenas 12 anos para reverter o aquecimento global

ONU afirma: temos apenas 12 anos para reverter o aquecimento global

Documento produzido pela ONU alerta para os riscos das mudanças climáticas: furacões, secas, enchentes, extinções em massa e aumento no nível do mar global. Objetivo é limitar o aquecimento a 1,5°C

novo

Chernobyl: vida selvagem está de volta após desastre radioativo

Chernobyl: vida selvagem está de volta após desastre radioativo

Uma explosão durante um teste técnico no reator número quatro da Usina Nuclear de Chernobyl (antiga União Soviética, atual Ucrânia na divisa com a Bielorrússia) foi a gênese da maior tragédia [...]

Design: como um detalhe pode tornar um produto 80% mais sustentável?

Design: como um detalhe pode tornar um produto 80% mais sustentável?

“O design, para ser ecologicamente e socialmente responsável, deve ser revolucionário e radical”. A afirmação vem de um dos maiores pioneiros, teóricos e ativista do design inteligente e do [...]