Ao longo de três dias, o principal festival sobre sustentabilidade do Brasil terá atrações gratuitas na capital gaúcha e foco em consumo consciente de alimentos

Começa nesta sexta-feira (05) a Virada Sustentável de Porto Alegre. A capital do Rio Grande do Sul recebe a primeira Virada Sustentável de 2019 com cerca de 200 atrações gratuitas espalhadas por diversos bairros da cidade. A concepção temática da Virada Sustentável é, hoje, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que também são os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

A Virada é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo, mas hoje toma o País. Para este ano, já estão previstas edições em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas edições em outras cidades também devem acontecer.

Programação da Virada Sustentável em Porto Alegre

A Virada Sustentável em Porto Alegre é realizada nos dias 5, 6 e 7 de abril com entrada franca, embora algumas atividades exijam inscrição prévia no site do festival.

Entre as atrações, estão o Hackthon Fellow Social Good Brasil | Edição 17 ODS, com o objetivo de pensar soluções para tornar a cidade mais sustentável, a Semente – Mostra Infantil de Cinema e Sustentabilidade, com filmes e documentários para crianças, e o Workshop de Tendências, sobre tendências de consumo e comportamento feminino.

Um tema que tem destaque na programação é o consumo consciente de alimentos. As atividades envolvem o Seminário de Alimentação Escolar e Ecogastronomia (na Cooperativa de Produção Agropecuária), a Tenda da Comida Sustentável (no Centro Cultural da UFRGS) e a Caminhada para identificação de Plantas Alimentícias Não Convencionais (no Ecoponto Redenção).

Estão disponíveis também dezenas de oficinas, como aulas de reiki e yoga, de montagem de jardins verticais, de descarte de materiais eletrônicos e muitas outras. No Parque da Redenção, a partir de sábado, estará aberta a instalação Reciclar é Transformar, promovida pela Braskem, que trabalha o conceito de economia circular, apresenta o processo de reciclagem e interage com o público por meio de games – cada módulo de jogo corresponde a uma etapa do processo de reciclagem.

Para saber mais acesse o site da Virada Sustentável.

Conteúdo publicado em 5 de abril de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem, maior petroquímica das Américas, é a principal patrocinadora da Virada Sustentável e apoia a iniciativa desde a primeira edição em São Paulo. A empresa patrocina também as Viradas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador desde as suas primeiras edições. O evento, que acontece em várias cidades do Brasil ao longo do ano, é um festival anual de mobilização e educação que tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem que usa a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.

Veja Também

Projeto de reflorestamento traz chuvas de volta à região seca na Ásia

Projeto de reflorestamento traz chuvas de volta à região seca na Ásia

Em menos de cinco anos, um projeto de reflorestamento transformou a região árida da montanha Kulen, no Camboja. A iniciativa da ONU Meio Ambiente em parceria com o governo local cultivou 100 mil [...]

Economia florestal: como funcionam os créditos de carbono

Economia florestal: como funcionam os créditos de carbono

Economia florestal há muito tempo não envolve apenas ambientalistas e militantes das causas do meio ambiente e dos povos tradicionais. Pelo menos desde o início deste milênio, já se trata de um [...]

Como a natureza acende as lâmpadas da minha casa?

Como a natureza acende as lâmpadas da minha casa?

Entenda de onde vem a energia que você usa no seu dia a dia para ir de casa para o trabalho, carregar o celular, esquentar a água do banho e até fritar o ovo