Festival que promove a mobilização para a sustentabilidade acontece em várias cidades do País ao longo do ano

Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, será sede da primeira Virada Sustentável de 2018. A Virada é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Começou em 2011 em São Paulo, mas hoje toma o País. Para este ano, já estão previstas edições em Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro, mas edições em outras cidades também devem acontecer.

A concepção temática da Virada Sustentável é, hoje, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU, que também são os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

A Virada em Porto Alegre

A Virada em Porto Alegre acontece entre os dias 6 de abril e 8 de abril e a entrada é franca, mas requer inscrições. O evento começa com o seminário “A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade”, que acontece no dia 6 de abril, das 9h30 às 18h, na Unisinos (Campus Porto Alegre). A abertura do seminário – que também marca o início do evento – será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira – conhecido pela sua militância ambiental, cultural e ética, e seu ativismo em temas como as liberdades individuais e a ecologia.

Ao todo, a Virada de Porto Alegre tem 35 atrações cadastradas separadas em 14 trilhas de assuntos alinhadas aos ODS da ONU. São elas: Acessibilidade (ODS 11); Ações descentralizadas (ODS 1); Bem estar e esporte (ODS 3); Cinema, literatura e artes visuais (ODS 11); Circo, teatro e dança (ODS 11); Consumo responsável (ODS 12); Ecogastronomia (ODS 2); Educação (ODS 4); Empreendedorismo Sustentável (ODS 8); Mulheres de Virada (ODS 5); Música (ODS 11); Nossas águas (ODS 6); Viradinha Kids (ODS 16); Vozes negras (ODS 10).

Como resultado final do seminário, serão produzidos quatro materiais paradidáticos – textuais, visuais e audiovisuais – sobre os temas abordados. O material ficará disponível aos professores que desejarem incluir a sustentabilidade em seus conteúdos didáticos. Quem participar do seminário poderá solicitar um certificado digital.

A segunda edição da Virada Sustentável no Rio de Janeiro será realizada de 8 a 10 de junho de 2018. Já São Paulo recebe a terceira edição do evento em 2018 entre os dias 23 e 26 de agosto. Fique ligado na programação.

Para saber mais acesse o site da Virada Sustentável.

Conteúdo publicado em 31 de março de 2018

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem, maior petroquímica das Américas, é a principal patrocinadora da Virada Sustentável e apoia a iniciativa desde a primeira edição em São Paulo. A empresa patrocina também as Viradas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador desde as suas primeiras edições. O evento, que acontece em várias cidades do Brasil ao longo do ano, é um festival anual de mobilização e educação que tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem que usa a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.

Veja Também