O método, que em português significa “do berço ao berço”, nasceu em 2002 e propõe uma alternativa ao modelo linear de produção: nele, materiais biológicos ou inorgânicos são 100% reaproveitados

De forma literal, cradle to cradle – da sigla C2C – significa “do berço ao berço”. O conceito foi apresentado pela primeira vez como título do livro-manifesto publicado pelo arquiteto norte-americano William McDonough e pelo engenheiro químico alemão Michael Braungart, em 2002. A ideia proposta é uma alternativa ao modelo linear “do berço ao túmulo”, no qual os recursos seguem uma sequência ecologicamente não-sustentável: extração, produção, uso e descarte. No C2C, é proposto um sistema cíclico, no qual os recursos são reutilizados indefinidamente em fluxos circulares seguros e saudáveis – para os seres humanos e para a natureza.

Infográfico cradle to cradle

Veja também:
Por que a economia circular é vantajosa para as empresas?
Impressoras 3D vão tornar economia mais sustentável
Reciclagem: você sabe para onde vão nossos resíduos?

 

Conheça o posicionamento da Braskem na íntegra acessando: http://www.braskem.com/economiacircular

Conteúdo publicado em 21 de fevereiro de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

No dia 7 de novembro de 2018, a Braskem lançou globalmente um novo Posicionamento Global sobre Economia Circular. No âmbito do posicionamento, a empresa vai atuar voluntariamente para atingir diversos objetivos, entre os quais se destacam o que garante que 100% das unidades industriais da petroquímica adotem as melhores práticas para controle de pellets até 2020.

A Braskem reconhece que a gestão adequada na disposição de resíduos plásticos pós-consumo é uma preocupação global crescente, e que o material deve ser usado com responsabilidade, reutilizado, reciclado ou recuperado. Para que isto aconteça, todos os setores da sociedade e cada cidadão devem atuar juntos na evolução do consumo consciente e na gestão do ciclo de vida do plástico.

Saiba mais sobre o compromisso assumido pela Braskem e as oito questões fundamentais sendo endereçadas para cumpri-lo em http://www.braskem.com/economiacircular

Veja Também

O que é design for assembly e design for disassembly
O que significa a sigla LGBTQIA+?