O que é comércio justo e como funciona?

Entenda o que é comércio justo e por que iniciativas como essa são importantes para garantir a sustentabilidade da produção mundial

Qualquer boa disputa precisa de regras. Se um lado burla essas regras, uma disputa justa é impossível. No comércio, onde a briga pela atenção e o investimento dos consumidores é constante, as regras nem sempre são seguidas por todos os envolvidos. E, sem informação, o consumidor acaba escolhendo por um único critério: preço. Nem sempre, porém, o melhor preço é o preço mais justo.

Afinal, os direitos trabalhistas de quem produziu o que você vai comprar foram respeitados? A matéria-prima para produção é certificada e foi retirada de região própria para esse tipo de exploração? Para o consumidor, informação, nesse contexto, é fundamental para fazer uma boa escolha. Foi nesse sentido que surgiu o movimento “Fair trade”, ou Comércio Justo. 

Entenda como ele funciona neste vídeo.

Conteúdo publicado em 26 de julho de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem está comprometida com os valores humanos e ambientais que pautam a Agenda 2030 e estabelece medidas para o colaborar com o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. A direção e o encaminhamento do planejamento e das ações da empresa foram apresentados no nova Política Global de Desenvolvimento Sustentável. No seu Relatório Anual também podem ser encontradas as principais contribuições da Braskem para o avanço nos ODS.

Veja outros vídeos