O custo ambiental do comércio internacional

O comércio internacional cresce em larga escala e seu impacto ambiental resultou em mais lixos nos oceanos e mais emissões de gases de efeito estufa: veja o que está sendo feito para reduzir o problema

Entre 1980 e 2010, de acordo com o relatório “Comércio Internacional em Recursos: Uma análise biofísica”, produzido pelo Painel Internacional de Recursos, o valor movimentado pelo comércio internacional sextuplicou e o volume de bens movimentados mais que dobrou. Os benefícios dessa rica troca internacional são muitos e contribuem para o desenvolvimento das nações, geram empregos e ajudam a trazer estabilidade às relações internacionais.

Mas há alguns custos associados ao comércio internacional – sobretudo custos ambientais. A navegação, hoje, é o principal meio de transporte desses bens e responde por cerca de 90% de todas as cargas. A frota global emite entre 3% e 4,5% das emissões de gases de efeito estufa e despeja parte dos 6 bilhões de quilos de lixo que vão parar nos oceanos todos os anos. Mas há esforços no sentido de limitar esse problema. Conheça as medidas sendo adotadas pela União Europeia e a Organização Marítima Internacional para mitigar esses impactos ambientais.

Conteúdo publicado em 13 de março de 2019

Veja outros vídeos