A partir das 16h30 (horário de Brasília) de sexta-feira, 27 de julho, os brasileiros poderão acompanhar o mais longo eclipse lunar total do século 21. O fenômeno poderá ser visto integralmente na metade leste do país, enquanto a metade oeste terá visão parcial. A melhor visibilidade será em Recife.
De acordo com comunicado do Observatório Nacional, quem quiser acompanhar o evento deve buscar um local com céu limpo e onde seja possível ver o horizonte em sua porção leste. O eclipse total, no qual a Lua estará 100% coberta pela Terra, irá durar até 18h31 e, de forma parcial, poderá ser observado até às 20h29.
“É tudo uma questão de geometria: nesse eclipse a Lua vai passar bem no centro da sombra da Terra”, explica Josina Nascimento, pesquisadora do Observatório Nacional. Ela informa ainda que, por coincidência, até o fim de julho, os planetas vizinhos à Terra estarão excepcionalmente brilhantes. Marte, por exemplo, estará com seu brilho máximo. Vênus, Júpiter e Saturno também poderão ser observados com uso de binóculos.
Nesta noite, a Lua será completamente coberta pela Terra e sua coloração prateada-azulada mudará para um tom avermelhado, pois não será atingida pela luz do Sol. No hemisfério norte, o fenômeno é chamado de “Lua de sangue” (leia sobre os diferentes tipos de lua abaixo).
Conteúdo publicado em 26 de julho de 2018