ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Entenda o funcionamento da cadeia de reciclagem química, que transforma moléculas para produzir novos produtos

A Reciclagem Química é aquela que transforma o plástico em insumos petroquímicos básicos, como monômetros e hidrocarbonetos. Esses elementos constituivos do plástico então servem como matéria-prima base para a produção de novos produtos – que podem, ou não, ser plásticos. Uma das vantagens da reciclagem química é a possibilidade de se usar diferentes misturas plásticas, que muitas vezes dificultam a reciclagem mecânica. A técnica também garante a produção de plásticos com a mesma qualidade do polímero original.

reciclagem química

Conteúdo publicado em 28 de maio de 2018

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

Desde 2005, a Braskem usa a Avaliação do Ciclo de Vida (ACV) para conhecer os aspectos relativos à sustentabilidade de sua cadeia de valor. As informações geradas pelos estudos de ACV embasam decisões relativas ao negócio. Ainda na cadeia de valor, a Braskem criou a Rede Empresarial Brasileira de ACV, fórum que congrega empresas para discutir o conceito e disseminar boas práticas na aplicação da ferramenta no ambiente empresarial.

Outra iniciativa da Braskem nessa área é a plataforma Wecycle, criada com o objetivo de desenvolver negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos por meio de parcerias. O propósito é trazer confiabilidade e qualidade ao desenvolvimento de produtos, soluções e processos que envolvam todos os elos da cadeia de reciclagem do plástico.

O Wecycle oferece matéria-prima de plástico reciclado com qualidade, rastreabilidade, regularidade de processos e atuação com responsabilidade social e ambiental para empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável. Trata-se de uma iniciativa que reforça o compromisso da Braskem com a inovação, a sustentabilidade e a cadeia do plástico no Brasil. Para saber mais acesse: http://www.braskem.com.br/wecycle

Veja Também

Mapa do empreendedorismo social por gênero, raça e orientação sexual
Como os metais são obtidos a partir da natureza?