Documentário do biólogo marinho e fotógrafo Ricardo Gomes ganhou apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU) para ser lançado em 166 países
Biólogo marinho e fotógrafo, Ricardo Gomes leva a vida mergulhando nas águas mais poluídas do mundo para provar que a vida pode e deve prevalecer. Autor do documentário “Baía Urbana” (2017) sobre a Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, ele recebeu apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU) para lançar seu filme em 166 países. Porém, durante o 8º Fórum Mundial da Água (FMA), Gomes fará duas exibições do seu mais recente documentário.
A primeira exibição do “Baía Urbana” acontece já no dia 19, primeiro dia do FMA, no Cine Brasília, dentro da programação do Green Film Festival. O Green Film Festival segue até o dia 23 com exibição de cerca de 50 filmes. A entrada é gratuita.
Já no dia 21 de março, o documentário de Ricardo Gomes será exibido no Planetário de Brasília, dentro da programação do Planeta ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), evento paralelo ao FMA promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD-ONU). Além das mesas de debates sobre o tema água e sobre a agenda de metas para um futuro sustentável que os países membros da ONU precisam implementar até 2030, serão exibidos filmes que relacionam a água com o alcance do desenvolvimento sustentável, e o público poderá conferir uma exposição de fotos sobre água. A entrada é gratuita, basta se inscrever.
Mesa redonda com Ricardo Gomes
No dia 20, dentro da programação do Planeta ODS, acontece uma roda de conversa com o tema “Águas Urbanas” organizada pelo Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável – Centro RIO+. O painel pretende discutir como as cidades convivem com mares, lagos e rios.
Além de Ricardo Gomes, participam da mesa Francisco Nilson, coordenador de Sustentabilidade do projeto Te Vejo na Praia, reconhecido como primeiro grande evento “Lixo Zero Certificado” do Brasil do Instituto Lixo Zero Brasil; Bruna Pinheiro, diretora-presidente Agência de Fiscalização do Distrito Federal, e Patrícia Meneses, da Representação e Articulação Institucional do Gabinete do Prefeito para a Agenda 2030 da Prefeitura de Barcarena-PA.
A atitude bluevision de Ricardo Gomes
Autor de “Baía Urbana” (2017) e também do documentário “Mar Urbano” (2014), Ricardo Andrade Gomes tem 50 anos, é carioca de origem mineira, vegetariano e pai da Nina. Formado em biologia marinha pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Ricardo foi pescador, fotojornalista, fotógrafo de casamentos e hoje é documentarista.
Na entrevista feita com Ricardo Gomes para o lançamento de bluevision, trazemos um olhar sobre seu trabalho, sua família, sua relação com água e seu novo projeto, o Instituto Mar Urbano. A missão do Instituto Mar Urbano é criar produtos audiovisuais sobre a biodiversidade marinha e explorar a relação do Homem com o Mar com o objetivo de inspirar, conscientizar, educar e mobilizar a sociedade.
O que? Exibição de “Baía Urbana” no Green Film Festival Quando? Dia 19 de março, às 18h30 Onde? Cine Brasília — EQS 106/107 – Asa Sul Como? Entrada gratuita
O que? Exibição de “Baía Urbana” no Planeta ODS Quando? Dia 21, horário a confirmar Onde? Planetário de Brasília — St. de Divulgação Cultural – Eixo Monumental Como? Entrada gratuita mediante inscrições.