A biodiversidade garante tanto insumos básicos à vida, como água e comida, quanto bens derivados, como medicamentos, cosméticos, matéria prima para construção e outros materiais úteis à humanidade

Segundo o Dicionário Michaelis, biodiversidade é o “conjunto de comunidades animais e vegetais existentes em determinada região ou época”. 

Hoje, sabemos que, quanto mais biodiversa uma região, mais equilibrada e sustentável ela tende a ser. Isso acontece porque, quando um grande número de espécies distintas compartilham uma mesma área, maior a resiliência do ecossistema frente às crises, como as alterações climáticas, por exemplo. Perder parte da biodiversidade significa afetar o equilíbrio, a estabilidade e a qualidade da vida das plantas e dos animais – nós, humanos, também somos afetados. 

Além de representar insegurança alimentar e vulnerabilidade geral, a perda pode comprometer o crescimento econômico e atrasar inovações na medicina e na pesquisa de materiais. Entenda, abaixo, o que já perdemos da biodiversidade, o que ainda temos e de que forma ela é importante.

Biodiversidade

Conteúdo publicado em 27 de fevereiro de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem acredita que a promoção da diversidade fortalece a nossa cultura e reforça a nossa crença na valorização do ser humano. Com isso, cria-se um ambiente criativo, inclusivo, livre de preconceito e discriminação, onde todas/os se sentem à vontade para ser quem são. A consequência direta desse compromisso é a melhora nas relações entre as pessoas, o que colabora com a inovação e a produtividade. A empresa mantém o “Programa de Diversidade e Inclusão”, que opera, sobretudo, nos eixos de gênero, etnia e raça, identificação LGBT, pessoas com deficiência e fatores socioeconômicos. Entre as ações desenvolvidas pela Braskem, estão a capacitação de novas lideranças, extensão da licença maternidade, ações contra a violência de gênero, além de parceria com a “Empregue Afro”. Desde 2017, 90 colaboradores também integram grupos de trabalho nos temas Gênero, Raça e Etnia e LGBT a fim construir novas ações para o programa.

Veja Também

O que é design for assembly e design for disassembly
O que significa a sigla LGBTQIA+?