Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul

De 18 a 23 de março, Brasília, a capital do Brasil, será sede do 8º Fórum Mundial da Água, FMA, (World Water Forum, ou WWF na sigla em inglês). Organizado pelo Conselho Mundial da Água, o Fórum Mundial da Água é o maior evento global sobre o tema e acontece a cada três anos.

Fundada em 1996, o Conselho Mundial da Água, com sede permanente na cidade de Marselha, na França, reúne cerca de 400 instituições relacionadas à temática de recursos hídricos em aproximadamente 70 países. O órgão é composto por representantes de governos, da academia, sociedade civil, de empresas e organizações não governamentais, formando um significativo espectro de instituições relacionadas com o tema água.

Sua missão é “promover a conscientização, construir compromissos políticos e provocar ações em temas críticos relacionados à água para facilitar a sua conservação, proteção, desenvolvimento, planejamento, gestão e uso eficiente, em todas as dimensões, com base na sustentabilidade ambiental, para o benefício de toda a vida na terra”.

O Fórum é organizado em conjunto com o país e a cidade anfitriã. Ao todo, já ocorreram sete edições do evento em sete países de quatro continentes: África, América, Ásia e Europa. Em 2014, a candidatura do Brasil foi selecionada, e Brasília foi escolhida como cidade-sede do evento. Esta é a primeira vez que o evento ocorre no Hemisfério Sul.

O objetivo do Fórum Mundial da Água é contribuir para o diálogo do processo decisório sobre o tema em nível global, com foco no uso racional e sustentável do recurso. Neste ano, a agenda está dividida nos eixos: Sessão Especial, Painel de Alto Nível, Processo Político, Processo Temático, Processo Regional,Grupo Fórum Sustentabilidade [SFG], Fórum Cidadão e Eventos Paralelos. O Centro de Convenções Ulysses Guimarães vai abrigar as atividades do FMA, com mais de 200 debates e sessões.

Bluevision na Vila Cidadã

O evento conta ainda com a Vila Cidadã, um espaço gratuito e aberto ao público localizado na área externa do Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília. Durante todos os dias do evento, das 9h às 21h, a Vila Cidadã contará com atividades formativas, culturais, interativas, sensoriais e de promoção do diálogo sobre o uso da água. A ideia é aproximar a sociedade e integrá-la nessa importante discussão sobre os recursos hídricos.

Bluevision está com um estande no espaço, logo na entrada, à esquerda. O estande traz uma seleção dos conteúdos da plataforma, nosso manifesto, e também mesas interativas em que você responde um questionário, testa qual a sua bluevision e recebe um brinde. Visite-nos!

O que? 8º Fórum Mundial da Água
Quando? De 18 a 23 de março
Onde? Centro de Convenções Ulysses Guimarães e Estádio Nacional Mané Garrincha – Brasília (DF)
Como? Entrada gratuita
Mais informações: http://www.worldwaterforum8.org/

Conteúdo publicado em 18 de março de 2018

Veja Também

Amazônia perdeu “um Equador” de território apenas neste século

Amazônia perdeu “um Equador” de território apenas neste século

A ferramenta MapBiomas Amazônia, que monitora as mudanças do solo da floresta amazônica e acompanha as pressões sobre seu clima e vegetação, publicou seu primeiro relatório e apresentou dados [...]

Projeto de reflorestamento traz chuvas de volta à região seca na Ásia

Projeto de reflorestamento traz chuvas de volta à região seca na Ásia

Em menos de cinco anos, um projeto de reflorestamento transformou a região árida da montanha Kulen, no Camboja. A iniciativa da ONU Meio Ambiente em parceria com o governo local cultivou 100 mil [...]

Economia florestal: como funcionam os créditos de carbono

Economia florestal: como funcionam os créditos de carbono

Economia florestal há muito tempo não envolve apenas ambientalistas e militantes das causas do meio ambiente e dos povos tradicionais. Pelo menos desde o início deste milênio, já se trata de um [...]