Conheça os seis maiores biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal - suas floras, faunas e preservação

De proporções continentais, o território brasileiro abriga singular diversidade de formas de vida. São muitos ecossistemas coexistindo dentro dos mais de 8 milhões de km², e muitos deles têm características uniformes. Definimos um bioma levando em consideração áreas contínuas, em escala regional, com flora e fauna similares, e definidas pelas condições físicas predominantes da região.

Leia mais
Amazônia perdeu “um Equador” de território apenas neste século
A bluevision de Niéde Guidon
Arquitetos brasileiros levam prêmio internacional por prédio escolar

Em linguagem técnica, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) diz que um bioma é um “conjunto de vida (vegetal e animal) definida pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, resultando em uma diversidade biológica própria”.

O IBGE identifica, ainda, seis biomas brasileiros: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. Além deles, há microbiomas, caso da Mata de Araucárias, Mata de Cocais, Manguezais e Zonas Litorâneas. No infográfico abaixo, conheça melhor os seis biomas do Brasil.

biomas brasileiros

 

Conteúdo publicado em 22 de outubro de 2019

Veja Também

Conheça o impacto ambiental dos produtos que você consome
O impacto da indústria criativa na economia
Voltar