Conhece o fungo que serve de embalagem sustentável?

Tecnologia inovadora transforma o micélio, corpo vegetativo dos fungos, em uma substância resistente, maleável e biodegradável que pode servir de matéria-prima para embalagens e biotijolos

A tecnologia começou como uma experiência escolar, mas rendeu uma descoberta e tanto. A partir de um fungo, a empresa Ecoative consegue produzir um material denso, resistente e maleável, que pode servir de matéria-prima para embalagens e biotijolos. A substância, que é biodegradável, é fabricada com o micélio, corpo vegetativo dos fungos, e já chama a atenção de grandes empresas no mundo todo.

Conteúdo publicado em 26 de junho de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem é desenvolvedora e produtora do plástico verde usado na mistura do “cimento espacial” – este tipo de plástico pode ser encontrado pelo consumidor final em produtos com o selo “I’m green”. A empresa investiu na fase de pesquisa para o desenvolvimento do material até inaugurar a primeira planta de polietileno verde em escala comercial do mundo, em Triunfo, no Rio Grande do Sul. A instalação, que custou US$ 290 milhões, tem capacidade produtiva de 200 mil toneladas de polietileno verde por ano e usa a cana-de-açúcar como insumo.

Veja outros vídeos