A edição paulistana do festival em 2019 começa na quinta-feira (22) e ocupa a cidade até domingo (25) com debates, atividades e shows musicais para promover mobilização e conscientização sobre sustentabilidade

A partir do dia 22 de agosto, São Paulo recebe a edição 2019 de sua Virada Sustentável. A Virada é um movimento de mobilização para a sustentabilidade que organiza o maior festival sobre o tema no Brasil. Além da capital paulista, Campinas, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador e Manaus sediam edições do evento. 

A concepção temática da Virada Sustentável é, hoje, baseada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). Os ODS são um acordo firmado por todos os Estados-membros da ONU e envolvem empresas e cidadãos para cumprir o objetivo de erradicar a pobreza, garantir segurança alimentar para todos e proteger o planeta de ameaças ambientais, entre outras metas, até 2030.

Kombi dos Sonhos, Virada Sustentável. Crédito: Bruno Arita/Virada Sustentável

Programação da Virada Sustentável em São Paulo

Serão mais de 600 atividades, todas gratuitas com inscrição, espalhadas pela cidade. Você pode consultar a programação completa no site oficial do evento.

Confira alguns destaques:

A Virada Sustentável em São Paulo abre, oficialmente, no teatro do Unibes Cultural, às 11h de quinta-feira (22). O painel irá receber Mauricio de Almeida Voivodic, diretor executivo da WWF-Brasil, Patricia Ellen da Silva, secretária de desenvolvimento econômico do estado de São Paulo, Priscila Borin de Oliveira Claro, professora do Núcleo de Estudos em Meio Ambiente e Centros Urbanos do Insper, e Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, com mediação de Ana Carla Fonseca.

No mesmo dia, serão realizados painéis sobre temas bem relevantes. O auditório do Unibes recebe Cidades Inteligentes e Sustentáveis | Internet, inovação e impactos tecnológicos e, à tarde, o teatro terá a palestra de Antonis Mavropoulos, fundador e CEO da D-Waste e Presidente da ISWA, com o tema 4a. Revolução Industrial e Gestão de Resíduos. 

Ainda no dia 22, também no Unibes Cultural, a Braskem conduzirá um painel sobre os desafios e tendências da economia circular do plástico. A conferência contará com Fabiana Quiroga, diretora de Economia Circular e Reciclagem da companhia, César Sanches, diretor de Sustentabilidade da Valgroup (empresa do segmento de transformação de embalagens), e Mariana Bazzoni de Werna Mendes, gerente de Sustentabilidade da Ambev. A discussão será mediada pelo jornalista Caco de Paulo.

Ilumina Sampa, Virada Sustentável. Crédito: Duda Morais/Virada Sustentável

As atrações estão distribuídas em todas as zonas da cidade, inclusive nos bairros mais distantes do Centro, como Perus, Itaim Paulista e Parelheiros. O Parque Ibirapuera irá receber dezenas de instalações e atividades. Uma delas é a ação Reciclar é Transformar: uma estrutura com jogos e interações para conscientizar o público sobre as etapas para transformar o plástico usado em novo produto.

Alguns destaques são a peça de teatro Simbad, o Navegante, da cia Circo Mínimo (teatro do Parque do Ibirapuera), a mostra de dança Acasos Improvisacionais, com Marcos Abranches e Salomão Soares (Instituto Tomie Ohtake), o show de música da cantora Luedji Luna (teatro do Parque do Ibirapuera), o projeto Navegando nas Artes (represa Billings) e o painel Fashion Revolution Talks, com Dudu Bertholini, Eloisa Artuso, Itiana Dalla Vechhia Pasetti e Yasmine Sterea (Unibes Cultural).

Veja aqui a programação completa: https://www.viradasustentavel.org.br/programacao/virada-sustentavel-sao-paulo-2019

Conteúdo publicado em 19 de agosto de 2019

O que a Braskem está fazendo sobre isso?

A Braskem, maior petroquímica das Américas, é a principal patrocinadora da Virada Sustentável e apoia a iniciativa desde a primeira edição em São Paulo. A empresa patrocina também as Viradas de Porto Alegre, Rio de Janeiro e Salvador desde as suas primeiras edições. O evento, que acontece em várias cidades do Brasil ao longo do ano, é um festival anual de mobilização e educação que tem como objetivo ampliar a informação sobre sustentabilidade a partir de uma abordagem que usa a arte e a cultura como principais ferramentas de conscientização.

Veja Também