A terceira edição da Virada Sustentável de Porto Alegre, realizada entre os dias 6 e 8 abril, reuniu quase 50 mil pessoas em suas mais de 200 atividades. Com o tema “Educação e seus desafios na agenda da sustentabilidade”, o evento contou com a presença do jornalista, escritor e ex-deputado federal Fernando Gabeira, que abriu seminário realizado no Teatro da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) na sexta-feira (6). Todas as atividades foram gratuitas.
Com a educação como ponto de partida, a Virada em Porto Alegre abordou os temas presentes na agenda da Organização das Nações Unidas (ONU) relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) como a redução das desigualdades sociais, cidades sustentáveis, consumo responsável, água potável e saneamento, paz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade, entre outros.
Nesta edição, o evento criou 14 roteiros, ou “Trilhas”, que agruparam as atividades por interesses específicos: acessibilidade, ações descentralizadas, bem estar e esporte, cinema, literatura e artes visuais, circo, teatro e dança, consumo responsável, ecogastronomia, educação, empreendedorismo sustentável, mulheres de Virada, música, nossas águas, viradinha kids e vozes negras. Cada trilha estava ligada a um ou mais ODS. Entre organizadores, equipe técnica, proponentes de atividades e artistas, mais de duas mil pessoas se envolveram com organização da Virada na capital gaúcha.
A programação cultural contou com mais de 90 atrações e, nos Ecopontos, locais da cidade que receberam as atividades da Virada Sustentável, os participantes encontraram postos de coleta de resíduos eletrônicos, frascos de perfumaria, óleo de cozinha e até de jeans.
Bluevision esteve na Virada Sustentável de Porto Alegre e perfilou cinco frequentadores do evento. Tem empreendedora, professora, engenheiro ambiental e até o ex-deputado Fernando Gabeira. Confira.
– A produtividade de Fernando Gabeira
– A resiliência profissional de Camila Viana
– A luta pela educação ambiental de Aurici da Rosa
– O cuidado que vem de casa de Luiz Zancanella Júnior
– O sonho local de Natália Pietzsch
Conteúdo publicado em 13 de abril de 2018