Biodiversidade

Como a redução da biodiversidade pode impactar a vida humana?

A biodiversidade garante tanto insumos básicos à vida, como água e comida, quanto bens derivados, como medicamentos, cosméticos, matéria prima para construção e outros materiais úteis à humanidade

Segundo o Dicionário Michaelis, biodiversidade é o “conjunto de comunidades animais e vegetais existentes em determinada região ou época”. 

Hoje, sabemos que, quanto mais biodiversa uma região, mais equilibrada e sustentável ela tende a ser. Isso acontece porque, quando um grande número de espécies distintas compartilham uma mesma área, maior a resiliência do ecossistema frente às crises, como as alterações climáticas, por exemplo. Perder parte da biodiversidade significa afetar o equilíbrio, a estabilidade e a qualidade da vida das plantas e dos animais - nós, humanos, também somos afetados. 

Além de representar insegurança alimentar e vulnerabilidade geral, a perda pode comprometer o crescimento econômico e atrasar inovações na medicina e na pesquisa de materiais. Entenda, abaixo, o que já perdemos da biodiversidade, o que ainda temos e de que forma ela é importante.

Biodiversidade

 

Conteúdo publicado em 11/02/2019