Salão do Automóvel de Paris. Crédito: Divulgação/Mondial Paris

Salão de Paris: 5 carros elétricos que você precisa conhecer

Algumas das principais montadoras automotivas do mundo apresentaram modelos inovadores de veículos movidos a energia elétrica: há desde carros populares até superesportivos

O carro do futuro deve ser elétrico. Todas as tendências da indústria automotiva indicam que o mercado deverá receber cada vez mais veículos movidos a energia elétrica. As maiores montadoras do mundo já entraram na dança e as vendas, só no primeiro semestre de 2018, cresceram nada menos que 55% frente a igual período em 2017. Foram 3,2 milhões de unidades comercializadas em todo mundo no período.

A tecnologia de carros elétricos não é exatamente nova. Os primeiros modelos foram desenvolvidos na década de 1830 e três décadas depois já eram vistos em algumas ruas da Europa. No entanto, os veículos movidos a derivados do petróleo rapidamente ganharam mais escala devido à maior capacidade de gerar potência e pela facilidade do reabastecimento.

Leia mais:
O carro do futuro será autônomo, elétrico e reciclável
LSEV será primeiro carro elétrico feito com impressão 3D produzido em massa
Suécia inaugura estrada elétrica que recarrega veículos em movimento

Hoje, a pressão global para reduzir as emissões de gases de efeito estufa se intensificou - e a combustíveis fósseis é uma das maiores vilãs dessa história. Países como Alemanha, Reino Unido, Suécia, Japão e China já apresentam políticas públicas para estimular o desenvolvimento dos veículos elétricos.

No mercado, os investimentos em diferentes tecnologias de baterias chegou a mais de US$ 1,5 bilhão no primeiro semestre de 2018 e a expectativa é que a demanda por capacidade de baterias elétricas aumente de cerca de 100 gigawatts-hora atualmente para 1.784 gigawatts-hora até 2030, segundo projeções da Bloomberg NEF.

Mas como serão esses novos carros elétricos? No Salão do Automóvel de Paris, realizado em outubro deste ano, foram apresentados alguns dos modelos mais inovadores de todo o mercado automotivo. O bluevision selecionou cinco veículos que foram destaque no evento. Confira!

Renault EZ-Ultimo

Renault EZ-Ultimo. Crédito: Divulgação/Renault

A Renault apresentou o modelo EZ-Ultimo como a versão mais luxuosa da “trilogia” EZ, que conta ainda com os modelos EZ-Go e EZ-Pro. A proposta é apresentar alternativas para o transporte urbano. O EZ-Ultimo é descrito pela marca como um “robô-veículo autônomo, totalmente elétrico e conectado” e apresenta elementos de luxo em sua composição, como design sofisticado e painel com detalhes em madeira. A montadora francesa desenhou, em 2017, o projeto “Drive the Future”, cujos pilares são conexão, autonomia e compartilhamento dos veículos. Por isso, o EZ-Ultimo será destinado à mobilidade compartilhada, em um serviço sob demanda para viagens curtas, com perfil premium.

Citroën DS3 Crossback E-Tense

Citroën DS3 Crossback E-Tense. Crédito: Divulgação/Citröen

A Citroën produziu um veículo cujo objetivo é ser competitivo e que ocupe um espaço no mercado consumidor. O DS3 Crossback E-Tense é um SUV, uma versão mais robusta e elétrica do DS3 e o primeiro modelo “plug-in” fabricado pela empresa. Sua bateria tem 50 kWh de alcance, o que permite viajar até 50 quilômetros no modo 100% elétrico, atingindo a velocidade máxima de 135 km/h. A potência de seu conjunto de motores silenciosos é 300 cavalos e o veículo vai de zero a 100 km/h em apenas 8,7 segundos.

Peugeot E-Legend

Peugeot E-Legend. Crédito: Divulgação/Peugeot

A Peugeot anunciou o lançamento do e-Legend como um “manifesto tecnológico” e também como uma visão da marca para o futuro. Trata-se de um veículo elétrico e autônomo com design elogiado por suas formas clássicas e que é repleto de tecnologias, como uma tela curva de 49 polegadas no painel. O conjunto de baterias é de 100 kWh, o que confere uma autonomia de 600 km para o carro. E o que é melhor, com 25 minutos de carga, as baterias dão conta de fazer o carro rodar por 500 km. Mais: sua potência é digna de um esportivo. São 462 cavalos, o que leva o veículo de zero a 100 km/h em 4 segundos.

Daimler AG Smart Forease

Daimler AG Smart Forease. Crédito: Divulgação/Daimler AG

Os veículos da linha Smart já são queridinhos de muitos defensores de um estilo de vida mais sustentável: é um carro leve, que consome pouco combustível e que ocupa menos espaço no trânsito. Esta versão do carro da Daimler AG, no entanto, comemora o vigésimo aniversário da linha com a primeira versão 100% de matriz elétrica. O Smart Forease apresenta uma bateria de 17,6 kWh e um motor elétrico de 60 kW.

Infiniti Project Black S

Infiniti Project Black S. Crédito: Divulgação/Infiniti

Parceira da Renault na equipe de Fórmula-1 e utilizando tecnologias desenvolvidas na principal categoria do automobilismo mundial, a Infiniti apresentou o modelo híbrido Project Black S, uma versão elétrica de seu veículo superesportivo de motor turbo V6. O automóvel tem formas futuristas e um altíssimo desempenho: o conjunto de três motores elétricos somados confere ao carro 563 cavalos de potência e permitem a ele fazer de zero a 100 km/h em menos de 4 segundos.

Conteúdo publicado em 23/11/2018