Novembro Azul. Crédito: Pxhere

Novembro Azul: sintomas, tratamentos e causas do câncer de próstata

A campanha acende um alerta para os cuidados da saúde masculina. Saiba mais sobre os fatores de risco, prevenção e tratamento e descubra um dos grandes vilões na luta contra o câncer

Novembro Azul é um movimento mundial para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. O objetivo é tornar os homens mais conscientes sobre sua saúde e alertar para alguns preconceitos que podem colocar a vida em risco.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que, em 2030, serão 27 milhões de casos de câncer e 17 milhões de mortes decorrentes da doença. Os maiores efeitos desse aumento serão sentidos em países de baixa e média rendas. O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), estima-se que serão mais de 68 mil novos casos da doença até o final de 2018.

Cigarro: vilão da saúde e da próstata

O hábito de fumar é frequentemente associado ao câncer de pulmão, boca ou garganta. Mas o que pouca gente sabe é que o tabagismo complica, e muito, o quadro de saúde geral. Estudo publicado no Journal of the American Medical Association destaca as consequências do cigarro: doença cardíaca, acidente vascular encefálico, câncer de rins, bexiga e o câncer de próstata.

Segundo números do mesmo levantamento, homens fumantes são 24% mais propensos do que os não fumantes a morrerem de câncer de próstata. Essa ligação foi sugerida como responsável por mais de 10 mil mortes por ano de câncer de próstata apenas na Europa e na América do Norte.

Dados anteriores da Escola de Saúde Pública da Universidade da Califórnia, em San Francisco, atestam que homens que fumavam na época do diagnóstico demonstraram taxa de mortalidade 61% maior por causa do câncer de próstata e, também, 61% mais chances de o câncer voltar em comparação com os que nunca fumaram. Esta é mais uma razão para o abandono total do cigarro, já que não existem níveis seguros para o consumo.

O que é o câncer de próstata

Durante toda a vida, as células do corpo humano se multiplicam e se renovam, mas em alguns casos pode acontecer um crescimento descontrolado das células, formando tumores que podem ser benignos ou malignos - os cânceres.

O câncer de próstata, na maioria dos casos, cresce de forma lenta e não chega a dar sinais importantes e nem a ameaçar as atividades rotineiras dos homens. Em outros casos, o tumor pode crescer rapidamente, espalhar-se para outros órgãos.

Diagnóstico do câncer de próstata

O câncer de próstata costuma ser diagnosticado por dois diferentes tipos de exames. O primeiro é o toque retal, quando o médico pode avaliar o tamanho, forma e textura da próstata. Em caso de irregularidade, um exame de sangue pode medir a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico (PSA). Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

Para confirmar a doença é preciso fazer uma biópsia. Nesse exame são retirados pedaços muito pequenos da próstata para serem analisados em laboratório. A biópsia é indicada caso seja encontrada alguma alteração no exame de PSA ou no toque retal.

Fatores de risco para o câncer de próstata

Conheça os principais fatores de risco do câncer de próstata, entre eles idade e histórico familiar.

Idade

O risco aumenta com o avançar da idade. No Brasil, a cada dez homens diagnosticados com câncer de próstata, nove têm mais de 55 anos.

Histórico familiar

Homens cujo pai ou irmão tiveram câncer de próstata antes dos 60 anos.

Sobrepeso e obesidade

Estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado.

Fonte: INCA

Fatores de prevenção ao câncer de próstata

Conheça os principais fatores de prevenção ao câncer de próstata, como boa alimentação e atividade física.

Alimentação saudável
Atividade física
Peso corporal equilibrado
Não fumar
Evitar o consumo de bebidas alcoólicas

Fonte: INCA

Sintomas do câncer de próstata

Boa parte dos sintomas do câncer de próstata pode ser observada durante a micção, ou seja, quando o homem está fazendo xixi.

Dificuldade de urinar
Demora para começar e terminar de urinar
Sangue na urina
Diminuição do jato de urina
Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite

Fonte: INCA

Conteúdo publicado em 29/11/2018